-
Arquitetos: ARCHICLUB
- Área: 580 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:11h45 montrer l'architecture
Abordagem urbana . O terreno de estudo é um espaço vazio, propriedade da cidade de Bessancourt e situado a algumas quadras da prefeitura. O terreno está marcado no norte pela presença de uma igreja imponente. O meio ambiente urbano é muito mineral, a igreja de pedra é enorme e reforça esta homogeneidade. A distribuição do edifício no terreno é difusa e nos leva a propor um objeto singular, um objeto adicional que pode se unir ao grupo existente.
Abordagem arquitetônica . Para manter a atual ordem urbana e evitar todos os transtornos, montamos uma inserção gradual através de três sequências:
- O primeiro contato, uma parede-cortina translúcida que desenha os contornos de um pátio no espaço, fortalecendo o caráter cultural do edifício;
- Na continuação, a fachada, com 4 metros de altura, a fim de reduzir o projeto frontal;
- Por último, Farer, a parte mais alta do projeto, 6 metros, que conecta nossa intervenção aos edifícios vizinhos.
Mediante a criação deste pátio intangível, criamos um ponto de concreção urbana, uma singularidade atrativa. Se dilui o limite formal do edifício. Protegido do vento e do ruído, este espaço é ocupado por crianças e seus pais.
Nosso projeto trabalha numa soma de ambiguidades. Está aberto, mas é defensivo. Telúrico, mas totalmente envidraçado em seu coração. Brutalista em alguns aspectos, mas suave evitando qualquer postura frontal.